sábado, 22 de junho de 2013

Conheça as principais ameaças aos usuários do Mac OS




apple virusMac OS, sistema operacional da Apple, não é tão "rico" em quesito vírus e malwares como o concorrente Windows, mas engana-se quem pensa que a plataforma está totalmente livre de ameaças.

A Kaspersky listou as principais ameaças já encontradas para quem utiliza um computador Mac. Confira:

Flashback/FlashfakeTrata-se de um trojan que infectou mais de 700 mil Macs e transforma a máquina em um "zumbi". Foi a maior infecção já registrada para a plataforma da Apple, que se espalhava quando usuários acessavam páginas infectadas no Wordpress e o malware se espalhava por meio de uma falha no Java. Em seguida, a máquina passava a fazer parte de uma botnet, rede de computadores controlada por um cibercriminoso.

Antivírus falsosAo pesquisar no Google, podem surgir alguns resultados maliciosos para antivírus falsos. Entre os mais famosos estão o MacDefender e MacGuard, que se instalam maliciosamente na máquina e pede um pagamento para a utilização da "versão completa" do programa. Entretanto, após a transação, o usuário percebe que a cobrança foi feita pelo triplo do valor e repetidas vezes. Nem a conta bancária, nem o computador da pessoa estão a salvo.

VulnerabilidadesO Flashfake, citado anteriormente, só tomou o tamanho que tomou graças a uma falha no Java que ficou 49 dias sem correção. Com a vulnerabilidade, os criminosos puderam escrever um código para explorar especificamente a falha para usar o computador da vítima para enviar programas maliciosos.

Ataques dirigidosComo nota a Kaspersky, os usuários do Mac são conhecidos por ter um perfil de classe mais elevada, incluindo políticos e executivos, com dados valiosos nas máquinas. Estas pessoas podem ser alvo de ataques dirigidos justamente para ter acesso a estes dados e criam um malware específico para o sistema. Normalmente, ele se instala quando a vítima abre um e-mail, utilizando uma falha de software.

Infecções de redeOs computadores Mac podem ser utilizados como forma de distribuir malware por uma rede. Pendrives e outros dispositivos USB também podem ser usados como forma de disseminação.

Como se proteger 
A Kaspersky dá dicas de como fugir destas ameaças:
1) Crie uma conta sem poder de administrador para as tarefas diárias. 
2) Use um navegador que tenha sandbox e um track sólido de resolução de problemas de segurança de forma rápida, como por exemplo o Google Chrome. 
3) Desinstale o Flash se você não precisa utilizá-lo. 
4) Desinstale o Java do equipamento também ou, no mínimo, desabilite a ferramenta no Safari e outros navegadores quando não for usá-lo. 
5) Atualize os softwares e faça as correções quando os upgrades estiverem disponíveis.
6) Utilize um gestor de senhas para ajudar na proteção contra os ataques de phishing.
7) Desabilite o IPv6, Airport e o bluetooth quando não estiver usando-os.
8) Permita a criptografia completa de disco (MAC OS X 10.7 +).
9) Atualize o Adobe Reader para a versão 10 ou posterior.
10) Instale um antivírus 
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário