sexta-feira, 5 de julho de 2013

Estado mais rico do país, SP é 6º em cobertura de 3G




3GSão Paulo é o Estado mais poderoso do Brasil, responsável por 31% da atividade econômica. Mas a mesma importância não se reflete quando o assunto é 3G: a região fica apenas em sexto lugar no ranking de cobertura proporcional, muito atrás do líder Rio de Janeiro. 

Levantamento feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)  aponta que os paulistas contam com 62,7% dos municípios cobertos pela terceira geração da internet móvel. Já os cariocas, dispõem de 92,5%.

O Espírito Santo ocupa o segundo o lugar da lista, (69,3%), seguido do Rio Grande do Sul (68%), Sergipe (66,7%) e Pará (63%). Na outra ponta da tabela, Tocantins e Piauí representam os locais menos cobertos pela tecnologia. Somente 10,8% de seus municípios têm acesso ao 3G, acompanhados de perto por Rio Grande do Norte (20,4%), Paraíba (26,1%) e Maranhão (29,5%).

3G foi lançado há cinco anos e atualmente está presente em 2.827 municípios do país, pouco mais da metade dos 5.570, segundo a Anatel. Quando assinaram os contratos para operar o serviço, em 2008, as operadoras se comprometeram a levá-lo a todas as cidades com até 100 mil habitantes em cinco anos, prazo já expirado. A julgar pelas informações fornecidas pela Anatel, o cronograma vem sendo cumprido, já que a maioria dos locais sem acesso tem menos de 50 mil habitantes.

Confira abaixo a lista completa da cobertura da terceira geração da internet móvel e veja aqui os nomes dos municípios brasileiros que ainda não possuem acesso ao 3G.

Reprodução
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário