terça-feira, 29 de outubro de 2013

Ultrabook Vaio Pro 13 é superleve, mas pesa no bolso




Apple não é a única empresa que sabe fazer notebooks potentes e, ao mesmo tempo, extremamente finos. A nova linha de Ultrabooks da Sony mostra que a japonesa também sabe fazer laptops de respeito, leves e potentes. É o caso do Vaio Pro 13, que o Mundo Digital teve a oportunidade de testar.

Só de pegar nele, já dá pra perceber que se trata de algo diferente. Ele é realmente muito leve, o que o torna ideal para quem precisa de portabilidade. Pudemos carregá-lo em uma mochila por um dia inteiro, sem nem mesmo sentir desconforto por causa do peso. Isso porque ele pesa pouco mais de 1 kg.

Ele também não esquentou quase nada durante nossos testes mais leves. A combinação de peso baixo com uma temperatura constantemente agradável o torna bastante confortável para se usar no colo, sem os incômodos que tradicionalmente decorrem desta posição.

Reprodução

A tela, na verdade, tem 13 polegadas, como diz o nome, com resolução Full HD. O destaque fica para a sensibilidade ao toque do dispositivo, que responde de forma muito boa aos comandos. Pode parecer estranho utilizar seu dedo para realizar tarefas em um notebook, mas podemos atestar: é um reflexo muito mais natural do que usar um trackpad como mouse. Além disso, o Windows 8 oferece a interface “Metro”, que é excelente para este tipo de uso. O único problema é que é recomendado andar sempre com uma flanela para limpar as marcas de dedo no display.

A única falha de design que foi possível constatar é que graças à forma que ele foi projetado, não é possível abrir muito a tela do laptop. O limite de abertura não chega a ser desconfortável para visualização, mas pode ser incômodo em alguns casos.

Agora falando do desempenho do dispositivo: o processador é um Intel Core i7 de última geração, com a nova microarquitetura Haswell, o que garante mais desempenho com um consumo de bateria reduzido. Além disso, o modelo que chegou às nossas mãos tem 8 GB de memória RAM, configurações incríveis para um aparelho tão fino. Suas especificações garantem uma execução veloz de aplicativos e programas dos mais diversos.

Reprodução


Aliado a isso, o ultrabook também conta com 128 GB de armazenamento em SSD, que oferece velocidades incríveis de leitura. Desta forma, conseguimos iniciar o laptop em apenas 3 segundos. Exatamente: ele sai do estado de “completamente desligado” a “pronto para fazer login” em apenas 3 segundos.

O ponto fraco disso é que o espaço em disco é pouco para o uso diário. Com o espaço ocupado pelo sistema operacional e programas pré-instalados, sobram cerca de 60 GB para o usuário, o que é ridículo nos dias de hoje. Pelo menos a Sony incluiu uma entrada para cartões de memória que podem ajudar a tornar esta experiência um pouco menos frustrante.

Reprodução

Há alguns recursos extras de conectividade que são bastante interessantes. O laptop é um dos poucos a contar com a tecnologia NFC, que possibilita a troca de informações com o celular, como URLs e contatos, apenas aproximando um dispositivo do outro. Outra funcionalidade interessante é que o cabo de alimentação no laptop também possui uma entrada USB, para carregar um celular mais rapidamente, como se ele estivesse ligado à tomada.

Contudo, o grande problema do Vaio Pro 13 é seu preço. O produto é incrível, um dos melhores notebooks que já testamos, mas isso acarreta um custo altíssimo: R$ 6 mil. Por mais que todos os recursos sejam excelentes, é difícil pensar que qualquer eletrônico por este valor valha a pena, a não ser para nichos muito específicos. Além disso, por esse preço, bem que eles poderiam ter incluído um adaptador de rede Wi-Fi compatível com o novo padrão AC, em vez de utilizar apenas o padrão N, que ainda é o mais usado, mas já não é o mais moderno. Ele também poderia ter uma placa de vídeo dedicada, para ampliar seu desempenho em jogos e outras tarefas gráficas.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário