sexta-feira, 7 de junho de 2013

Análise: "Filho do meio", Nokia Lumia 720 faz frente aos grandes




lumia 720Durante MWC deste ano, a Nokia deu grande destaque à apresentação do Lumia 720, que tem capacidade para ser um dos grandes aparelhos de desempenho intermediário do mercado. O aparelho chegou apenas no mês passado ao Brasil, mas já promete ser um competidor de peso neste nicho.
Por menos de R$ 1 mil, o aparelho oferece uma experiência bastante positiva do que é o Windows Phone 8, sem deixar a desejar para concorrentes da mesma faixa de preço. Confira a seguir nossas opiniões sobre o aparelho.

DesignReprodução
O aparelho tem um design bastante elegante e que certamente atrairá olhares positivos. A forma com que sua parte traseira é construída, com uma peça única e fixa, reforça a ideia de um celular robusto e resistente, mas também tem suas contrapartidas.

Com isso, a bateria fica inacessível e não pode ser removida sem desmontar todo o aparelho. Além disso, é necessária aquela “chavinha” para poder encaixar o seu cartão microSD (sim, ele tem memória expansível) ou trocar o chip do seu celular, o que é incômodo, apesar de já ter se tornado quase um padrão na maioria dos celulares modernos, principalmente naqueles que valorizam o design.

Sua traseira é feita de policarbonato e seu tamanho, bem como as laterais arredondadas, facilitam bastante a pegada. Entretanto, em nossos testes, a superfície traseira se mostrou um pouco escorregadia em mãos suadas. Se este é seu caso, talvez você deva considerar a compra de um case.

Outro detalhe é que o aparelho poderia ser um pouco menor para um dispositivo com tela de apenas 4,3 polegadas, mas isso não chega a ser um problema.

DesempenhoNão há o que reclamar do 720 em relação a seu desempenho. Ao utilizá-lo no dia a dia, você provavelmente não perceberá que não está utilizando o topo de linha da empresa, por mais que suas especificações de hardware estejam bem longe disso.

O aparelho tem um processador Snapdragon S4, com dois núcleos, rodando na frequência de 1 GHz, somado a 512 MB de RAM. Estas configurações por si só o colocariam muito abaixo de vários concorrentes, mas esta diferença não é sentida graças à leveza de seu sistema operacional, o que resulta em uma experiência de uso fluida e sem travamentos na maioria das vezes. O usuário pode enfrentar alguns problemas com aplicações mais pesadas que podem não ser rodadas devido à baixa memória.

TelaReproduçãoUma tela de 4,3 polegadas é um bom tamanho para quem gosta de utilizar o aparelho com uma mão só e também não atravanca a leitura e visualização de conteúdo. Entretanto, por ser um aparelho de custo médio, algum recurso teve de ser tirado em relação ao seus irmãos “maiores” e a resolução da tela foi uma das concessões neste caso.

Graças à interface simplificada do WP, é difícil perceber que o dispositivo não ostenta qualidade HD, estando limitado à resolução 800x480. Entretanto, ao visualizar imagens ou vídeos, talvez a diferença fique mais clara para o usuário final, mas certamente não é um resultado agressivo ao olhar.

A tela de LCD, no entanto, conta com tecnologia IPS e o Gorilla Glass 2, com recurso ClearBack, que ressalta os contrastes. O Lumia 720 também não vai mal quando é utilizado debaixo de forte luz solar.

Por fim, a tela é supersensível ao toque e permite que ela seja manipulada com a ponta das unhas ou até mesmo com luvas. Eventualmente, a tela pode reconhecer um toque apenas por aproximação. O recurso pode ser desativado caso incomode o usuário.

Câmera
A Nokia tem tradição em investir em boas câmeras em seus celulares. O Lumia720 não é nem de longe comparável ao 808 PureView, ou ao Lumia 920, que também possui a tecnologia de melhoria de fotos, mas é bastante eficiente para registrar fotografias.

O celular é capaz de fazer fotos de até 6,7 megapixels com sua câmera traseira, que conta com as já famosas lentes Carl Zeiss, e também tem flash de LED, o que é indispensável para fotos em ambientes escuros, ainda que ela não faça um trabalho ruim sob baixa iluminação.

O aparelho conta com o aplicativo Foto Inteligente, que permite que quatro fotos sejam tiradas em um curto espaço de tempo, oferecendo a opção de salvar apenas a melhor foto, escolhida pelo usuário.

Reprodução
(Foto tirada com o Lumia 720)


A câmera frontal, como de costume na maioria dos celulares, é apenas funcional. Ainda que não seja ruim, com apenas 1,3 MP, ela está lá principalmente para a realização de videochamadas pelo Skype, por exemplo.

Ambas as câmeras conseguem gerar vídeos em até 720p com até 30 quadros por segundo, mas, obviamente, a traseira se sai muito melhor nesta tarefa.

ConclusãoSe o seu orçamento para um novo celular prevê um aparelho de no máximo R$ 1 mil, o Lumia 720 é uma boa escolha, principalmente se o sistema Windows Phone o agrada. O grande ponto fraco do ecossistema da Microsoft é a falta de muitos aplicativos e jogos populares no Android e iOS, mas normalmente os apps mais utilizados também acabam chegando cedo ou tarde.

De resto, o aparelho faz bonito como poucos em sua faixa de preço, deixando alguns smartphones em faixas superiores para trás em termos de design em beleza. O desempenho dele pode limitar o uso de alguns aplicativos, mas a maioria dos utilizados cotidianamente rodará sem problemas. A navegação na interface do celular é lisa e sem problemas.

O smartphone já vem com o Office instalado e os recursos exclusivos da Nokia dão um toque especial ao aparelho. Ele pode ser utilizado como GPS sem qualquer tipo de conexão com a internet, o que pode ser um salvador de vidas em locais desconhecidos, por exemplo.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário